terça-feira, 31 de julho de 2012

ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO SÃO DESTAQUE NA FINAL DO FETRAN

O Documento

        Escolas do interior do Estado são destaque na final do Fetran

30/07/2012 - 18h22         

As escolas do interior do Estado foram destaque na final da 9ª         edição do Festival Temático de Trânsito de Mato Grosso (Fetran-MT),         ocorrida dia 27 de julho, no auditório da Escola Estadual Liceu         Cuiabano, em Cuiabá. As premiações de melhores espetáculos, textos e         direção nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil ficaram com         Primavera do Leste, Sinop, Pontes e Lacerda, Comodoro e Água Boa.

Na abertura, o grupo convidado Face, de Primavera do Leste,         apresentou a peça Vasos onde destaca os danos que a imprudência no         trânsito pode causar na sociedade. Após a abertura tiveram início as         premiações. Entre os destaques das escolas estaduais ficaram a Escola         Domevil Faria, de Pontes e Lacerda, na categoria infanto-juvenil (melhor         texto, ator revelação e ator infanto); e Escola Antonio Ghros, de Água         Boa, categoria juvenil (melhor texto,ator revelação.

Os vencedores do Juri Popular nas três categorias receberam um         computador pessoal; na categoria infantil, infanto-juvenil e juvenil,         modalidade ator e atriz revelação; ator e atriz receberam um MP5. Para         os segundos e terceiros colocados, nas três categorias, foi dado um         equipamento de datashow e uma TV LCD 24 polegadas, respectivamente. E         para o melhor espetáculo e direção, também nas três categorias, foram         dados TV LCD 40 polegadas e um notbook. Os vencedores de melhor         espetáculo no Fetran, também recebem uma viagem à Brasília.

Para a superintendente de Educação Básica, da Secretaria de Estado         de Educação (Seduc), Alice Faccio, “essa é uma atividade prazerosa que         integra os estudantes no desenvolvimento de uma atividade criativa com         foco na educação e respeito ao trânsito seguro”. Conforme ela, a Seduc         acredita no Programa, incentiva a execução divulgando nas escolas e         disponibilizando a arte educadora Elizabete Rosseto para trabalhar junto         a responsável pelo projeto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“O Fetran está no calendário de muitas escolas”, destaca Elizabete.         Participamos da seleção em todas as etapas regionais, incentivando a         educação para o trânsito e o teatro como manifestação criativa. Este         ano, relata a educadora, o grande destaque do Fetran foram as oficinas         de artes cênicas onde os estudantes tiveram aulas com seis oficineiros         de diferentes partes do País.

Na final, o idealizador do Programa e mestre de cerimônia, inspetor         Vanderlei Munhoz, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez agradecimento         a todos os parceiros, incluindo Detran-MT, que assim como a Seduc é o         Governo Estadual apoiando o evento. O inspetor destacou que, além das         premiações materiais, outras duas premiações foram ofertadas. Uma delas         para os 16 diretores das escolas finalistas e, outra para os diretores         dos espetáculos. A primeira em Santa Catarina e a segunda em Minas         Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário