terça-feira, 31 de julho de 2012

DIRETOR DA CNTE FALA A FETEMS SOBRE CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL

FETEMS

        Diretor da CNTE fala a FETEMS sobre Curso de Formação Sindical

30/07/2012 18:20h

        O diretor da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)         e presidente do SINTEP (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino         Público de Mato Grosso) Gilmar Soares Ferreira, palestrante da tarde         desta segunda - feira(30) do curso de Formação Sindical da FETEMS, falou         a assessoria de Comunicação da Federação sobre a importância em se         conhecer os primórdios da Educação em nosso País

        FETEMS: Qual a importância desse módulo para os participantes?

        Gilmar Soares Ferreira: O objetivo é demonstrar que os problemas que são         observados hoje na educação em a relação aos baixos resultados em         aprendizagem tem uma explicação ao longo da história. A falta de         aprendizado não é a causa do problema e sim uma conseqüência relacionado         a todo um projeto que foi pensado para o Brasil desde o seu         descobrimento. Essa é a razão da importância em se conhecer todos os         aspectos envolvidos na negação da educação para o povo brasileiro.

        FETEMS:Que Negação foi essa?

        Gilmar Soares Ferreira: Nós fomos “inaugurados” como Nação com uma         negação do direito a educação, levamos 50 anos para termos a primeira         escola primária, 250 anos para termos a primeira faculdade e 415 anos,         para a primeira universidade, portanto o direito a escolarização, a         educação pública desse País foi uma condição sublime de dominação para         manter um povo submisso, em se manter um povo acabrunhado, um povo sem         disposição de fazer a luta essa é a importância em se estudar esse         fascículo.

        FETEMS:Essa condição vem se mantendo desde então? |

        Gilmar Soares Ferreira: Nós vivemos uma série de situações que são         conseqüência de um projeto dominador, conservador de sociedade de         educação, uma delas é uma condição de que não se investe em educação, ou         o quando se investe, se investe mal, ou o que é investido em educação é         desviado para outras finalidades. É o acontece hoje na grande maioria         das nossas prefeituras, nem mesmo aquilo que está garantido na         Constituição é aplicado em educação.Fundamentalmente ao fazermos esse         estudo vamos compreender, por exemplo as que as situações vivenciadas         hoje nas escolas são resultado de um ponto de vista e de um projeto         implantado nesse País para atender os interesses e apenas a alguns.       

        FETEMS: O conhecimento é fundamental para a luta?

        Gilmar Soares Ferreira: Sem dúvida, e é nesse sentido que nós entendemos         que o educador precisa conhecer que os problemas enfrentados hoje como a         dupla jornada, em que o profissional de educação se sujeita a trabalhar         duas, três jornadas, achando que está ganhando mais, quando na verdade,         ele trabalha três(jornadas) para ganhar aquilo que deveria ganhar por         uma(jornada). Esse estudo é para que o profissional entenda o quanto  é         preciso transformar aquilo que está dentro da escola A luta para que         tenhamos dedicação exclusiva, educação de qualidade e para que nossos         filhos aprendam.

        FETEMS:O que mais é preciso para essa luta?

        Gilmar Soares Ferreira: É uma luta que exige uma postura de acordo com a         transformação da realidade, eu não vou mudar determinadas situações que         acontecem hoje dentro da escola se eu não transformar essa realidade.         Ela só se transforma primeiro com a conscientização. É preciso entender         que tudo o que estamos vivendo: a falta de investimento, profissionais         enfermos, são conseqüências de um projeto educacional instituído no País         para não atender a maioria da população, portanto essa é a transformação         necessária que nós precisamos garantir na escola por que a escola         precisa garantir um aprendizado de qualidade, mas precisa garantir saúde         aos trabalhadores da educação, salários dignos e essas são condições         fundamentais de transformação.

        

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