FETEMS
Diretor da CNTE fala a FETEMS sobre Curso de Formação Sindical
30/07/2012 18:20h
O diretor da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e presidente do SINTEP (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) Gilmar Soares Ferreira, palestrante da tarde desta segunda - feira(30) do curso de Formação Sindical da FETEMS, falou a assessoria de Comunicação da Federação sobre a importância em se conhecer os primórdios da Educação em nosso País
FETEMS: Qual a importância desse módulo para os participantes?
Gilmar Soares Ferreira: O objetivo é demonstrar que os problemas que são observados hoje na educação em a relação aos baixos resultados em aprendizagem tem uma explicação ao longo da história. A falta de aprendizado não é a causa do problema e sim uma conseqüência relacionado a todo um projeto que foi pensado para o Brasil desde o seu descobrimento. Essa é a razão da importância em se conhecer todos os aspectos envolvidos na negação da educação para o povo brasileiro.
FETEMS:Que Negação foi essa?
Gilmar Soares Ferreira: Nós fomos “inaugurados” como Nação com uma negação do direito a educação, levamos 50 anos para termos a primeira escola primária, 250 anos para termos a primeira faculdade e 415 anos, para a primeira universidade, portanto o direito a escolarização, a educação pública desse País foi uma condição sublime de dominação para manter um povo submisso, em se manter um povo acabrunhado, um povo sem disposição de fazer a luta essa é a importância em se estudar esse fascículo.
FETEMS:Essa condição vem se mantendo desde então? |
Gilmar Soares Ferreira: Nós vivemos uma série de situações que são conseqüência de um projeto dominador, conservador de sociedade de educação, uma delas é uma condição de que não se investe em educação, ou o quando se investe, se investe mal, ou o que é investido em educação é desviado para outras finalidades. É o acontece hoje na grande maioria das nossas prefeituras, nem mesmo aquilo que está garantido na Constituição é aplicado em educação.Fundamentalmente ao fazermos esse estudo vamos compreender, por exemplo as que as situações vivenciadas hoje nas escolas são resultado de um ponto de vista e de um projeto implantado nesse País para atender os interesses e apenas a alguns.
FETEMS: O conhecimento é fundamental para a luta?
Gilmar Soares Ferreira: Sem dúvida, e é nesse sentido que nós entendemos que o educador precisa conhecer que os problemas enfrentados hoje como a dupla jornada, em que o profissional de educação se sujeita a trabalhar duas, três jornadas, achando que está ganhando mais, quando na verdade, ele trabalha três(jornadas) para ganhar aquilo que deveria ganhar por uma(jornada). Esse estudo é para que o profissional entenda o quanto é preciso transformar aquilo que está dentro da escola A luta para que tenhamos dedicação exclusiva, educação de qualidade e para que nossos filhos aprendam.
FETEMS:O que mais é preciso para essa luta?
Gilmar Soares Ferreira: É uma luta que exige uma postura de acordo com a transformação da realidade, eu não vou mudar determinadas situações que acontecem hoje dentro da escola se eu não transformar essa realidade. Ela só se transforma primeiro com a conscientização. É preciso entender que tudo o que estamos vivendo: a falta de investimento, profissionais enfermos, são conseqüências de um projeto educacional instituído no País para não atender a maioria da população, portanto essa é a transformação necessária que nós precisamos garantir na escola por que a escola precisa garantir um aprendizado de qualidade, mas precisa garantir saúde aos trabalhadores da educação, salários dignos e essas são condições fundamentais de transformação.
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