quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Saiu no só Notícias: Aulas nas escolas estaduais vão até fevereiro devido a greve




Foto
O ano letivo de 2013 nas escolas estaduais de Sinop e em algumas cidades da região acabará apenas no final de fevereiro do próximo ano. Esta é a previsão feita pela Assessoria Pedagógica, com base na reformulação do calendário escolar do ano letivo de 2014 já prevendo as reposições. De acordo com documento do órgão, ao qual Só Notícias teve acesso, deverão ser repostos 23 dias em janeiro e outros 20 dias em fevereiro. As aulas deverão obedecer o período de 6 de janeiro a 24 de fevereiro de 2014. 

Já os outros 7 dias restantes, que completam os 50 dias de paralisação dos profissionais da educação, deverão ser repostos em aulas aos sábados em novembro e também em dezembro. A partir de março (a data ainda será confirmada) iniciará o ano letivo de 2014. Os alunos terão 15 dias de férias no período de 21 de dezembro até 4 de janeiro

Segundo a Assessoria Pedagógica, nem toda as unidades escolares do município ficaram os 50 dias paralisadas. Em algumas situações, escolas ou profissionais aderiram ao movimento grevista posteriormente variando entre 30 e 40 dias sem aulas. Deste modo, a ideia é que cada escola faça o debate sobre o seu calendário e envie para Assessoria, que tentará unificar e ajustar as datas das reposições.

Conforme Só Notícias já informou, a greve realizada este ano foi uma das que tiveram o maior tempo de duração, 66 dias corrido. Os profissionais da educação decidiram acatar a proposta do governo do Estado em assembleia no dia 17 deste mês.

A proposta do governo, feita na presença de promotores de justiça que mediaram o encontro, foi antecipar para 1º de março do ano que vem o primeiro reajuste salarial, com ganho real de 5% nos salários, além do pagamento de 40% da hora-atividade aos professores interinos. Os demais 60% serão parcelados em duas vezes para os anos seguintes, até chegar à integralidade em 2016.
Mato Grosso tem mais de 400 mil estudantes na rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário