sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Deputados cumprem acordo e aprovam lei com aumento para professores

Da Redação - Jardel P. Arruda
Foto: Ilustração
Deputados cumprem acordo e aprovam lei com aumento para professores
Os deputados estaduais aprovaram em primeira votação, na manhã desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei Complementar 43/13, referente à Mensagem 77/13, que dispõe sobre a reestruturação dos subsídios dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, para atender as reivindicações dos professores que estão em greve há mais de 60 dias.

Leia mais: Professores aceitam proposta de Silval e suspende a greve mais longa da educação

A votação do PL aconteceu sob o olhar atento de vários profissionais da educação que acompanharam a sessão matutina da Assembleia. Na galeria do plenário haviam vários professores, alguns ostentando bandeiras do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública (Sintep) que aguardavam ansiosos pelo resultado. A segunda aprovação necessária deve ser votada na sessão noturna desta quarta, cumprindo assim o acordo feito com os professores, de que a o projeto de lei seria “entregue” pelo legislativo ainda hoje.

No projeto de lei, o governo do Estado se comprometeu em antecipar para 1º de março de 2014 o primeiro reajuste salarial que deverá dobrar o poder de compra dos educadores. Igualmente o pagamento da hora-atividade em 40% ficou para o próximo ano, sendo o restante parcelado em duas vezes para os anos seguintes, até chegar à integralidade em 2016.

O movimento grevista

A paralisação dos educadores da rede estadual de ensino de Mato Grosso teve início no dia 12 de agosto. A primeira proposta concreta feita pelo governo ocorreu após 38 dias de paralisação. Uma sugestão anterior foi desconsiderada pela categoria pelo fato dela só fazer menção à convocação de concursados desconsiderando assim os outros itens da pauta de reivindicação.

Durante o movimento de greve houveram muitas passeatas, consulta aos representantes por meio dos conselhos, assembleias gerais e a demonstração de união da categoria.

Nesta greve de duração mais longa da história recente do Sintep/MT, a adesão marcou a força do movimento, chegando a 90% dos profissionais paralisados. Desde 1996 esta é a paralisação mais longa. A greve de 2001 foi a de maior tempo, chegando aos 43 dias.

Fonte:http://www.olhardireto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário