segunda-feira, 8 de outubro de 2012

18 de outubro: dia de mobilização da educação em Mato Grosso do Sul

18 de outubro: dia de mobilização da educação em Mato Grosso do Sul PDF Imprimir E-mail
Terça-feira, 25 de Setembro de 2012 - 13:36h
artemobilizacao
A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os seus 71 SIMTED's (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) realizarão um grande protesto no próximo dia 18 de outubro, em Campo Grande, na Praça do Rádio Clube. O ato será contra a ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) n° 4848, impetrada pelo atual governador de MS, André Puccinelli (PMDB) e mais cinco governadores brasileiros, que possuem o intuito de derrubar o artigo 5º da 'Lei do Piso', que concede reajuste aos profissionais conforme o custo-aluno. Caso seja aprovada, o cálculo será feito através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), bem abaixo do conquistado pela categoria e em 10 anos os professores brasileiros estarão ganhando um salário mínimo.
De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, além da mobilização na capital todas as escolas públicas de Mato Grosso do Sul devem paralisar as suas atividades em solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras em educação que estarão em Campo Grande. "Nossa luta é para que as escolas públicas parem as suas atividades em protesto a essa postura vergonhosa do atual governador que vai na contramão de todas as nossa lutas pela valorização da categoria", afirma.
O presidente também ressaltou que a outra reivindicação da categoria será a unificação da carreira dos professores e administrativos em educação de MS. "Estamos há tempos lutando para que os funcionários das escolas públicas tenham a sua careira unificada com as dos professores para que eles possam ter um reajuste salarial mais digno, sejam reconhecidos como educadores e tenham uma carreira mais justa", ressalta.
Segundo Roberto Magno a intenção é colocar milhares de pessoas nas ruas da capital. "Vamos colocar milhares de pessoas nas ruas de Campo Grande, como fizemos na Greve Nacional do primeiro semestre do ano, pois não podemos ficar de braços cruzados diante da ação do atual governador do estado que mais uma vez reforça o seu posicionamento de inimigo da educação pública de qualidade", afirma.
Além dos trabalhadores em educação sul-mato-grossenses também estarão presentes apoiando o movimento da FETEMS a direção da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e os sindicatos da educação pública da região centro-oeste, o SIMTEP (Mato Grosso), o SINTEGO (Goiás), o SINPRO (Distrito Federal) e o SAE (Distrito Federal). A direção da Federação também convidou representantes da CUT Nacional (Central Única dos Trabalhadores), dirigentes sindicais de todo o Mato Grosso do Sul e em nível nacional as entidades ligadas à educação.
artemobilizacao
Clique aqui para ver o convite da FETEMS para a Mobilização Nacional.
(FETEMS 02/10/12)

fonte: http://www.cnte.org.br/index.php/giro-pelos-estados/376-ms/10916-18-de-outubro-dia-de-mobilizacao-da-educacao-em-mato-grosso-do-sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário