terça-feira, 7 de agosto de 2012

Trabalhadores de todo Estado participam do Conselho de Representantes

06/08/2012

Trabalhadores de todo Estado participam do Conselho de Representantes

Categoria discute mobilização para campanha salarial de 2012
Quase 200 profissionais da Educação se reuniram no último final de semana (4 e 5) na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) para o Conselho de Representantes. A categoria discutiu os planos de trabalho e financeiro da nova diretoria para o triênio 2012/2012; a mobilização para a campanha salarial de 2012; eleição dos delegados de base da Conferência Nacional de Educação (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), entre outros pontos.

O Conselho de Representantes do Sintep/MT é formado por membros da direção central - diretoria executiva e diretores regionais -, pelo presidente da subsede ou seu representantes e mais um representante eleito em assembleia local para cada 150 filiados. "Há uma grande mobilização nacional para pedir o piso salarial de R$1.937,26, e vamos lutar por esse valor", disse o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento.
A campanha salarial no Estado terá como lema "É lei. O piso é R$1.937,26 para a jornada da carreira. Em Mato Grosso, com os 35% é possível". Os trabalhadores de Mato Grosso também vão participar da VI Marcha Nacional de Educação "Piso, Carreira Jornada - PNE" que será realizada no dia 5 de setembro em Brasília (DF), com o tema "Independência é educação de qualidade".

A maioria dos participantes do Conselho foi formada por trabalhadores do interior do Estado, como a professora Valdinéia Ruiz, de Ipiranga do Norte (455 km de Cuiabá). "É a primeira vez que venho e estou muito feliz em poder conhecer um pouco mais sobre o que está sendo feito e o que vai ser feito daqui pra frente pela nossa categoria".

Luzinete de França Galindo, de Jaciara (148 m da capital), denuncia a situação de descaso em cidades mato-grossenses. "Há certas situações que não podem acontecer. No município, por exemplo, começaram a fazer salas de informática numa escola há três anos e até hoje não terminaram", relatou. Mesmo aposentada, ela conta que não deixa de acompanhar as atividades do Sintep/MT.

O Conselho de Representantes também discutiu a VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE, que será de 19 a 21 de setembro em Recife (PE), e vai reunir trabalhadores em educação do país inteiro para discutir a pedagogia no Brasil e na América Latina, à luz do Movimento Latino-americano Paulo Freire.

No encontro, Henrique do Nascimento frisou ainda que é preciso combater o desmonte das carreiras dos profissionais da rede municipal de ensino de Mato Grosso, para trazer melhoria de vida e de trabalho e, consequentemente, a melhoria na qualidade da Educação.

Fonte: http://www.sintep.org.br/site_novo/Noticias/NoticiaVisualizar.aspx?id=2044

Nenhum comentário:

Postar um comentário