segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ACOMPANHAR A VOTAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DA LEI DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

  CONVITE

A SUBSEDE DO SINTEP SINOP CONVIDA OS COMPANHEIROS E AS COMPANHEIRAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (PROFESSORES, TÉCNICOS E APOIO) PARA COMPARECEREM À CÂMARA MUNICIPAL DE SINOP PARA ACOMPANHAR A 1ª VOTAÇÃO DA LEI QUE ALTERA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO MUNICÍPIO DE SINOP/MT.

DIA: 07/11/2011 (segunda-feira)

HORÁRIO: 19 horas

LOCAL: Plenário da Câmara Municipal de Sinop/MT

INFORMAÇÕES: 3515 6774 – 9997 2051

Contamos com a participação de todos!!!

“A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”.
Eduardo Galeano

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ságuas reassume Seduc na quinta (03/11/11)

 

Diversos meios de comunicação do Estado de Mato Grosso noticiaram o retorno do suplente a deputado Federal Ságuas Moraes (PT/MT) para a pasta da Educação (SEDUC/MT).

Ságuas substituirá a Professora Rosa Neide Sandes, que enfraquecida pela gestão desastrosa da Seduc não se manteve no cargo. A secretária que chegou a receber a nota 4 pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Geraldo Riva, ampliado pelo greve dos Trabalhadores em Educação de MT.
O retorno de Ságuas que foi secretário do ex governador Blairo Maggi não é opção do governador Silval Barbosa, mas uma decisão do PT/MT que deliberam pela substituição na secretaria de Educação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
NOTÍCIAS VEICULADAS NA MÍDIA MATOGROSSENSE
--------------------------------------------------------------------------------------------------

PETISMO E CONVITE PARA POSSE

31/10/2011 - 17:55
   Em reunião do diretório, o presidente regional do PT William Sampaio encheu o pulmão para anunciar que o seu colega de grupo, ex-deputado Ságuas Moraes, tomará posse como secretário de Educação do governo Silval na próxima quinta, 3 de novembro, um dia depois do feriado de Finados. Ságuas retoma à Seduc já "baleado". Recebeu críticas de setores do próprio petismo por causa da insistência e da exposição pública para reconquistar o posto, ocupado hoje pela também petista Rosa Neide. O curioso é que o convite para a solenidade está a cargo dos petistas. O governador Silval evita até tocar no assunto, sinal de que, por ele, Ságuas não voltaria para a maior pasta da estrutura administrativa. O aceito para não se indispor com o PT.

-----------------------------------------------------------------------------------

POSSE DE SÁGUAS
O suplente de deputado e presidente licenciado do PT, Saguas Moraes, será empossado nesta 5ª feira (03/11/11), secretário estadual de Educação. A data foi acertada com Silval. A tendência é a atual secretária Rosa Neide ocupar uma secretaria adjunta (como ocorreu anteriormente quando Ságuas foi titular no governo de Blairo).

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Política
01 de Novembro de 2011 - 07:55
SÁGUAS MORAES TOMA POSSE NA SEDUC NA QUINTA-FEIRA
Fonte: A Gazeta
Ex-presidente do PT estadual, Ságuas Moraes, assume oficialmente a gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em substituição a Rosa Neide Sandes, na próxima quinta-feira, em solenidade prevista para o fim da tarde, no Palácio Paiaguás, que deverá contar com a presença do governador Silval Barbosa (PMDB). O espaço no staff estadual faz parte da cota do PT na estrutura do governo e coube ao partido a opção de retorno de Ságuas ao posto, já ocupado por ele na administração do ex-governador Blairo Maggi (PR).
Com experiência no setor, ele promete assegurar ainda mais avanços na área, que é alvo de críticas em relação à qualidade do ensino. Ságuas reconhece a necessidade de se expandir os trabalhos, com atenção redobrada sobre melhorias que também devem atingir a estrutura física da rede pública. Mas faz questão de frisar pontos positivos da gestão, que teria evoluído sobre temas como a educação integral.
O retorno dele à frente das ações da pasta, uma das mais importantes do primeiro escalão, faz parte de tática da legenda sobre as eleições municipais de 2012. É missão dele consolidar a melhoria das ações, o que em tese permite maior visualização dos trabalhos desempenhados por representantes do PT no governo. A presidência da sigla em Mato Grosso é ocupada por Willian Sampaio, que ocupa a função determinado a reconstruir o partido no Estado.
Ságuas perdeu cadeira na Câmara dos Deputados para o ex-prefeito de Sinop, Nilson Santos (PSDB), devido as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que gerou recontagem de votos. Ele irá ajudar a legenda a alavancar as ideias do PT, que ficou desgastado nas eleições passadas, com racha ocorrido no partido protagonizado por celeuma entre a ex-senadora Serys Marli e o ex-deputado federal Carlos Abicalil.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

SÁGUAS REASSUME SEDUC NA QUINTA.
Ter, 01 de Novembro de 2011 01:40
O governador Silval Barbosa (PMDB) oficializará na próxima quinta-feira a alteração no comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em solenidade marcada às 17h, no gabinete do governador, o suplente de federal Ságuas Moraes (PT) retornará ao comando da pasta em substituição à atual secretária Rosa Neide Sandes.
A troca de secretários atende a pedido da cúpula do PT, que decidiu afastar Rosa Neide do cargo após a secretária ter sido alvo de duras críticas principalmente por parte de deputados estaduais. Em certa ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD) chegou a dar nota 4 à gestão da petista.
Além de minimizar as críticas ao desempenho da única pasta de indicação do PT, a decisão do partido teve como objetivo contemplar Ságuas Moraes com um cargo no primeiro escalão do governo. O petista já foi secretário de Estado de Educação na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR) e deixou a pasta no ano passado para disputar candidatura a deputado federal. Ele chegou a assumir mandato na Câmara Federal, onde permaneceu durante 6 meses, mas perdeu a vaga para Nilson Leitão (PSDB) após a validação dos votos congelados dos candidatos que tiveram a candidatura indeferida em 2010 por conta da aplicação da lei da “Ficha Limpa”.
Com a posse de Leitão, Ságuas Moraes tentou articular para permanecer no Congresso Nacional através do sistema de rodízio, mas não obteve êxito em sua empreitada. A partir de agora, ele terá o desafio de gerir a pasta com maior orçamento e número de servidores do Estado e que enfrenta algumas dificuldades. Entre elas, o fato de estar sendo alvo de auditoria contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial por parte da Assembleia Legislativa.
Aprovada em março pelos deputados estaduais, a auditoria foi iniciada em junho com o objetivo de apurar denúncias de supostas irregularidades na aplicação do recurso público, principalmente em obras paralisadas.
Atualmente, a investigação se encontra em fase de análise de documentos. A secretária Rosa Neide garantiu que todas as informações solicitadas já foram encaminhadas. A maioria se refere à licitação de obras e a posse dos aprovados no último concurso público realizado pelo governo em 2010. “Enviamos os documentos em partes e os últimos foram encaminhados em outubro”.
Apesar das opiniões contrárias, Rosa Neide avalia ter feito uma boa gestão à frente da Seduc e afirma que sua maior conquista foi a concretização do Exame Online, aplicado a alunos com mais de 18 anos interessados em concluir o ensino fundamental e/ou médio. Outra vitória, em sua avaliação, foi o estreitamento das relações entre governo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) para a oferta de cursos de formação de professores.
A gestora atribui as dificuldades enfrentadas pela pasta à escassez de recursos, principalmente durante o período eleitoral. “Saio tranquila, pois as críticas que recebi tiveram cunho político e foram feitas por pessoas que não são ligadas à educação. Sabemos que ainda há muito a se fazer, mas fizemos tudo o que estava ao nosso alcance e acredito que o governo cumpriu sua missão”, disse.
Fonte: Diário de Cuiabá, RENATA NEVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------